Cresça com as críticas!!


(Imagem: Pixabay)


A palavra crítica provém do grego kritikê, que significa "a arte de discernir", ou seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Discernir significa a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado.


Quando pensamos nas críticas, pensamos logo em críticas negativas, também chamadas de críticas destrutivas, ou seja, que as pessoas irão fazer comentários ruins e apontar os nossos erros e as falhas de maneira indelicada, irônica e até mesmo com maldade para destruir nossa autoconfiança, autoestima, vontade de crescer e os projetos profissionais. Mas não é bem assim, não há só críticas negativas ou destrutivas, como pensamos. Há também as críticas positivas ou construtivas, ou seja, aqueles comentários feitos a partir dos nossos erros e falhas a fim de fazer melhorar nossas atitudes e/ou nosso comportamento.


O que diferencia, basicamente, os dois tipos de críticas é a nossa postura, são as palavras, é o modo como falamos com a outra pessoa.


Sendo destrutivas ou construtivas, lidar com as críticas não é facil, principalmente críticas vindas de quem não possui discernimento. É preciso ouvir com atenção toda e qualquer crítica, ver a postura de quem está criticando e fazer uma avaliação desta para saber se faz ou não sentido. Se fizer sentido você deve levar em consideração e vir a melhorar, se não fizer sentido algum não leve em consideração e não se deixe abater.

  
Enfim... O fato é que ninguém gosta de ouvir que está errado, ninguém gosta quando alguém fala mal de algo que você fez ou por causa de um mau comportamento. A crítica mal feita pode afetar nossa autoestima e nos deixar incertos e sem esperanças em relação ao futuro e, em alguns casos, pode vir a levar a depressão. Por isso é importante aprender a lidar com elas, mesmo as construtivas, e entender que a vida não é 100% feita de alegrias, entender e aceitar que falhas e erros acontecem e que podem acontecer com você e entender também que sempre haverá alguém falando mal, inclusive se você fizer um ótimo trabalho.



Você já parou para pensar que pode crescer com as críticas?? 

Sim, você pode e eu vou dizer como. Bom...procure enxergar a situação alvo de críticas de forma positiva, procure entender os motivos que levaram as pessoas a criticarem esta situação e enxergue os seus possíveis erros e falhas. Enxergar e admitir que errou, que falhou, que agiu por impulso ou que teve um mau comportamento não é fácil, mas é necessário para que se possa melhorar e assim crescer.



Tirando a carga negativa das críticas!

Feedback, essa é palavra que você deve utilizar ao invés de críticas. Não pensar que a crítica é uma forma de ataque pessoal. Considerar que a pessoa que está criticando sabe apontar quais as reais falhas ou se é alguém que está a lhe desmotivar. Ouça a crítica com atenção e esteja aberto ao diálogo. Perguntar faz bem! Quando estiver sendo criticado pergunte o porquê das críticas, pergunte o que ela faria de diferente, enfim...faça a pessoa se colocar no seu lugar. 
                                                     


E por fim...aceite as críticas!!      




                                                                   
Artigo escrito por Franciane Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!