O que você precisa saber para se sair bem na dinâmica de grupo!


(Imagem: Pixabay)


Se há uma fase nos processos seletivos que mais faz a maioria dos candidatos à uma vaga reclamarem, esta fase é a dinâmica de grupo. A reclamação surge devido a tensão causada pelas atividades realizadas na dinâmica e a obrigação de dar respostas certas para cada situação-problema envolvida nos cases. 


A dinâmica de grupo é uma das fases mais importantes de todo o processo porque é onde os recrutadores analisam seu comportamento diante do coletivo e analisam se seu perfil se encaixa nos valores e nas características da empresa, no cargo e no estilo do empregador. 


Os recrutadores observam na dinâmica de grupo: 


  • Seu desempenho diante dos outros candidatos, por exemplo: o altruísmo e pensar no coletivo e a empatia;
  • A forma como você resolve as situações-problemas nos cases; 
  • Seu raciocínio lógico; 
  • A sua personalidade e seus valores; 
  • A sua inteligência emocional; 
  • A forma como você lida com a pressão e o estresse. 


As duas principais dicas que posso dá para você se dar bem na dinâmica é: 


  • Levar em consideração a sua personalidade, levar em consideração quem você é. Afinal, trabalhar com pessoas muito diferentes de você e com um chefe com uma personalidade totalmente diferente da sua só irão lhe trazer consequências negativas a longo prazo.


  • Realizar pesquisas sobre a empresa, procurar saber sobre o perfil do empregador e ir até a empresa para sentir o clima do local e observar como o trabalho é realizado. 


Aqui vai algumas dicas para você se sentir seguro antes e durante a dinâmica: 


  • Pesquise sobre os tipos de dinâmica e como funcionam;
  • Converse com pessoas que já passaram pela dinâmica; 
  • Seja você mesmo! Não finja ser um "personagem" só para chamar a atenção dos recrutadores; 
  • Não fique pensando nas respostas a serem dadas ou pensando em como a empresa agiria em tal situação-problema;
  • Seja criativo, sensato e líder; 
  • Não tenha medo de falar que não sabe algo ou de pedir ajuda quando necessário;
  • Se engaje com os outros candidatos. 

   

Seja você mesmo e mostre todas as suas habilidades e competências  



Texto escrito por Franciane Torres.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigo secreto da empresa?? Dicas de como participar!!

Como fazer um PLANO DE CARREIRA simples e eficaz!

Confraternização da empresa?? "Guia de sobrevivência"!